by Kaza Karis
A ideia é fazer com que o conceito da organização seja divertido, útil e fácil para você conseguir lembrar e praticar no seu dia a dia. Dessa forma, será possível deixar a sua casa organizada e, consequentemente, mais harmonizada.
Os cinco princípios da organização são:
1) Minimizar, maximizar e manter
Minimizar: um dos conceitos mais importantes é otimizar os seus pertences, descartando, reciclando ou doando aquilo que não serve mais.
Maximizar: aprender a usar e a tirar o melhor proveito do espaço disponível.
Manter: após a organização, tentar manter tudo em ordem.
2) Condição e calamidade
É preciso identificar a condição do ambiente que se quer organizar. O local está em situação de calamidade/caos? Em que nível? Conhecendo a real situação você pode fazer o planejamento para priorizar as tarefas. Ou seja, programar a arrumação do que é mais urgente para o que pode esperar um pouco mais.
3) Treasure, trash, tools ou toys
Os nossos pertences podem ter valor funcional, emocional, pessoal ou sentimental. Num processo de organização, é preciso definir onde cada item se encaixa, pois é a partir daí que decidimos o que descartar, o que será mantido e a forma como cada pertence vai conviver conosco no ambiente – seja uma roupa, uma foto ou um objeto de decoração.
4) Objetivo, ferramentas e como fazer
Objetivo: definir o que você quer arrumar/organizar e por que. Por exemplo: “Quero arrumar as minhas contas de luz e de água do último ano, para não atrasar os pagamentos.”
Ferramentas: quais são as ferramentas que você deve usar para conseguir o seu objetivo? Uma ideia: compre pastas de plástico para colocar as contas e arrume um espaço no armário, ou no gaveteiro do escritório, onde você consiga armazenar e fazer o controle com facilidade.
Como fazer: planeje como pretende guardar contas: vai separar por tipo ou por data?
5) COPE – categorização, ordenação, proximidade e facilidade de uso
Este é o processo para determinar onde os seus pertences/objetos devem ficar.
Categorização: os objetos/coisas devem ser classificados em grupos e em subgrupos. Você define como será feita a arrumação. A partir das categorias, pode surgir a necessidade de se trabalhar com subcategorias. Exemplo: uma pilha de CDs pode ser organizada por tipo de música, por artista ou em ordem alfabética.
Ordenação: cada objeto deve ser guardado junto com os pertences que fazem parte do mesmo grupo.
Proximidade e facilidade para uso: os objetos/pertences de uso mais frequente precisam ser facilmente acessados. Uma cafeteira, por exemplo, deve estar na bancada da cozinha, pronta para o uso, e não guardada no armário.
E aí, gostou?
Esses princípios fazem parte da técnica de organização oferecida pela Kaza Karis – o Santo Serviço.
Democratizando o design de interiores