By KAZA KARIS
Como já havia abordado a importância da ergonomia nos projetos de interiores, hoje volto para reforçar a questão da lei da proporção dos móveis e dos acessórios na decoração.
Tenho visitado muitas casas e percebo que a quantidade de móveis e até de acessórios – a exemplo de quadros e de relógios de parede – acaba sendo maior do que o espaço disponível. Isso acaba gerando bloqueios de energia que impactam diretamente na qualidade de vida e no bem estar dos moradores.
Sendo assim, quando você estiver pensando em comprar um móvel, lembre-se de que é essencial considerar os espaços vazios, onde haverá a circulação de pessoas.
No caso da mesa de jantar considere que haverá cadeiras, o que demanda espaço para sentar confortavelmente e de preferência com lugar para a circulação ao redor de toda a mesa. Numa mesa apertada sentimos um incômodo que pode virar irritabilidade, que nem sequer associamos com o mal estar causado por aquele aperto.
Outro personagem significativo nessa história é o sofá – 80% das casas que visito tem um sofá desproporcional ao tamanho da sala. Como estamos morando cada vez mais em espaços diminutos, um sofá maior do que a parede onde está encostado impacta diretamente nos ambientes que estão ao redor da sala de estar.
Se for a sala de jantar, a circulação e o conforto na hora das refeições ficam comprometidos. Pode ser também uma parede próxima à entrada da casa, o que acaba atrapalhando a passagem. Imagine-se chegando em casa cheio de coisas nas mãos, precisando desviar do sofá… Ah, isso no dia a dia é muito desgastante.
Ou quem sabe um aparador no meio do caminho entre a entrada da casa e a sala…
Outro detalhe que tenho observado com frequência são os acessórios maiores do que o local onde ficam. Quadros que praticamente escondem as paredes passam a sensação de sufocamento. No cotidiano, essa escolha inadequada acaba refletindo na energia local. A mesma regra vale para os relógios de parede.
Minha sugestão: antes de comprar um móvel ou um acessório, tire as medidas do espaço disponível. Assim você tem menos chance de errar. E, se ainda ficar em dúvida, consulte um especialista.
A qualidade do nosso morar atinge diretamente a nossa qualidade de vida, seja o nosso bem estar seja a nossa saúde, a qualidade das nossas relações ou a nossa prosperidade.
E aí, gostou?
Lembre-se: a Kaza Karis pode te ajudar na Organização da Casa/ do Ambiente, te dar Dicas de Decoração bem bacanas e ainda fazer um Projeto interessante para sua casa e/ou escritório. Consultorias superacessíveis. Confira no nosso site e/ou entre em contato pelo e-mail contato@kazakaris.com.br.
www.kazakaris.com.br
“A nossa casa é como a nossa alma, se bem equilibrada nos traz paz, união e bem estar individual e familiar.”
*Fonte: Pinterest
** Texto escrito por Karis Brito (decoradora e personal organizer) / Revisão do texto: Marisa Brito (jornalista)
#designdeinteriores #decoracao #decora #designerdeinteriores #projetosdedecoracaoemsp #decoracasas #arquiteturadeinteriores #home #homesweethome #lar #office #arrumacaodecasa #organizacaodacasa #dicasdeorganizacaodecasa #personalorganizer #personalorganizeremsp #casaequilibrada #fengshui #fengshuinolar #numerologia #numerologiadacasa #numerologiadosinteriores #casaaconchegante #nossacasaecomonossaalma #karisbrito #kazakaris