By KAZA KARIS
Já se perguntou se a imagem que você, ou os outros, tem de você corresponde a quem você realmente é e ao seu estilo de vida?
Se ainda não se questionou a respeito, então considere a pergunta uma provocação para autorreflexão.
Antes de seguir, aí está a definição do que é imagem…
Imagem é um conceito que a pessoa tem em relação a uma outra pessoa, a uma marca ou a um produto, a partir de suas experiências, suas crenças e seus valores.
Segundo a ideia do “viés inconsciente”, todos nós possuímos um conjunto de estereótipos sobre diferentes tipos de pessoas a partir das nossas vivências ao longo da vida. Por isso, quando conhecemos alguém, o nosso cérebro nos ajuda a criar uma imagem preconcebida da pessoa à nossa frente. Percepção tendenciosa, pois acreditamos enxergar as pessoas como elas são, mas na verdade as vemos a partir do que queremos ver.
Desta maneira, em certo nível podemos nos considerar preconceituosos, pois costumamos olhar uma pessoa e já imaginar o seu estilo de vida e personalidade, sem ao menos saber quem é, tendo como base apenas as nossas crenças e/ ou as experiências individuais.
Outro ponto interessante é que levamos de seis a 30 segundos para formar a opinião sobre outra pessoa. E, na maioria das vezes, não existe uma segunda chance para mudar essa ideia.
A imagem que alguém constrói a nosso respeito parte de uma comunicação verbal –relacionada com a forma como falamos e nos expressamos – e de uma comunicação não verbal, que tem maior peso e está relacionada a nossa aparência, ao nosso cheiro, a nossa expressão facial, a nossa linguagem corporal, nossa postura gestual e/ou ao nosso cuidado com a higiene pessoal.
Diante disto, volte à pergunta inicial: você e/ ou as pessoas a sua volta te veem da forma como você gostaria de ser percebida?
Especialmente nós, mulheres, tendemos a esconder aquilo que não gostamos em nós, quando na verdade deveríamos esquecer o que não nos agrada e, sim, evidenciar as nossas qualidades, valorizar os nossos pontos fortes!
Uma das maneiras de fazer isso é escolher a roupa adequada para a sua silhueta. As roupas têm formas, texturas, linhas, estampas, proporções e padronagens que podem alongar, encurtar, afinar e/ou alargar as diferentes partes do nosso corpo.
Além disso, as cores das roupas podem influenciar a forma como nos sentimos e como as pessoas nos percebem. O vermelho, por exemplo, pode nos deixar mais sedutoras e mais confiantes; o amarelo pode melhorar a nossa comunicação; o laranja aumenta a nossa autoestima e melhora nosso humor; o azul nos deixa mais calmas; o verde nos ajuda a manter o equilíbrio… Enfim, as cores podem ser grandes aliadas!
Uma frase da Nina Garcia* me agrada muito: “O estilo surge quando sabemos quem somos e quem queremos ser no mundo.”
Então, independentemente da moda, siga o estilo que tem a ver com você e que te faz se sentir empoderada e autoconfiante!
Não deixe para “caprichar” no seu look apenas quando vai sair ou em ocasiões especiais. Valorize-se e cuide de você todos os dias!
Se precisar de ajuda, procure um(a) consultor(a) de estilo / imagem pessoal!
Afinal, qual é a imagem que você quer passar sobre você?
*Nina Garcia é editora chefe da revista ELLE americana, jurada no programa Project Runway e autora de “O Livro Negro de Estilo”.
A KAZA KARIS tem o propósito de ajudar as pessoas a cuidar do corpo, da mente e do espírito pelo equilíbrio e harmonia dos locais onde vive. Para isso oferece serviços de Projeto de Interiores e Consultoria Decor, Análise Energética do imóvel, Projetos de Organização Residencial/ Comercial e Consultoria de Imagem Pessoal.
Confira no nosso site e/ou entre em contato pelo email contato@kazakaris.com.br.
“A nossa casa é como a nossa alma, reflete nossa essência e nosso estado de espírito!”, Karis Brito (KAZA KARIS).
*Fonte da(s) imagem(s): Google
**Texto escrito por Karis Brito (consultora holística de interiores) / Revisão do texto: Marisa Brito (jornalista)
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