Você acumula papéis? Dá uma olhada nessas dicas de organização de documentos pessoais!
Provavelmente você vai concordar: os papéis se multiplicam, e muitas vezes não damos importância a eles, até que precisamos de um comprovante de pagamento ou de um documento e não os encontramos de jeito nenhum.
Daí bate aquele desespero e perdemos um tempão procurando… obviamente, além do estresse que nos causa, são situações que prejudicam até a nossa noite de sono.
Por isso, aqui vão algumas dicas de organização de documentos para te ajudar a não passar mais por perrengues semelhantes!
Dicas de organização de documentos
Defina um local específico.
Evite espalhá-los por mais de um cômodo – para guardar os seus documentos, sejam contas a pagar, comprovantes, contratos, documentos pessoais, garantias que precisam ser guardadas por um tempo determinado.
No caso de documentos que não podem ser acessados por todos da casa, opte por guardá-los numa gaveta ou em um gaveteiro com chave e/ou num cofre.
Cuide da integridade dos documentos, evitando dobrá-los demais!
Afinal, não basta encontrá-los, é preciso que estejam legíveis.
Guarde-os em locais onde possam ser mantidos íntegros, para não correrem o risco de embolorar, de mofar e/ou de molhar.
Utilize pastas, envelopes e/ou sacos plásticos próprios para arquivos.
Além de conservá-los, você ainda pode etiquetar cada um para identificar os documentos facilmente.
Cuidado ao colocar elástico diretamente no documento, pois com o tempo ele vai derretendo e pode manchar e/ou grudar as folhas da papelada.
Separe os seus documentos por categorias e/ou temas, sempre mantendo-os por ordem de data.
Desta forma, você consegue se organizar e não perde, por exemplo, os prazos de pagamento. Ah, importante: informe-se sobre o tempo em que tais documentos precisam ser arquivados, para possível consulta, pois assim você garante que não vai ter conta de 2010 guardada à toa.
Separe uma pasta exclusiva para os pagamentos mensais, que têm prazo para serem acertados.
Digitalize ou armazene na nuvem aqueles documentos de extrema importância.
Desta forma, você pode jogar fora o documento que não precisa de cópia impressa e ganha espaço na gaveta. Ou, melhor ainda, garante que não vai perdê-lo, porque a famosa “cópia de segurança” está assegurada e pode ser compartilhada sempre que necessário.
Na hora de começar a organizar a papelada, coloque tudo fora das gavetas e avalie o que precisa ficar e o que pode ser descartado.
Você pode fazer quatro pilhas: arquivos que não são do dia a dia (a exemplo de contrato de compra-venda de imóvel); arquivos do dia a dia (contas para pagar); documentos pessoais e aqueles que podem ser descartados. Neste último caso, rasgue, para garantir a sua própria segurança.
E, aí, gostou das dicas de organização de documentos pessoais?
Um lembrete valioso:
Não perca tempo e espaço arquivando o que não precisa!!
***
Eu sou Karis Brito, sou Consultora da Saúde da Casa e meu propósito é cuidar da saúde da sua casa para que você tenha uma vida mais fluida, com leveza, alegria, prosperidade e relações mais felizes. Para complementar o meu trabalho, tenho uma linha de aromas (KAZA CARE) especialmente criados para cuidar de você e da sua casa. Produzidos artesanalmente com matéria-prima selecionada para promover bem-estar e perfumar a sua casa!
Confira meu site (www.kazakaris.com.br) e/ou entre em contato pelo email contato@kazakaris.com.br.
Se quiser me siga nas minhas redes sociais:
Instagram: @kaza.karis // @kazacare.acasaquecuida
YouTube: KAZA KARIS
“A nossa casa é como a nossa alma, reflete nossa essência e nosso estado de espírito!”, Karis Brito.
*FONTE DA(S) IMAGEM(S): SITE UNSPLASH
**TEXTO ESCRITO POR KARIS BRITO (CONSULTORA DA SAÚDE DA CASA) / REVISÃO DO TEXTO: MARISA BRITO (JORNALISTA)