Precisando organizar suas finanças? Dá uma olhada então nessas dicas de organização financeira!
Quando falamos em finanças já pensamos em todas as contas que precisam ser pagas, no nosso salário e se conseguiremos conciliar ambas as coisas… Muitas vezes, essa questão atrapalha uma boa noite de sono.
Ter consciência da importância do controle do nosso dinheiro é essencial! Além disso, organizar as finanças nos deixa mais plenos, equilibrados e felizes.
Você sabia que ter uma vida financeira tranquila ajuda a aumentar o nosso patrimônio e permite a realização de nossos sonhos?
Entretanto, para que isso aconteça, é necessário disciplina, pois é preciso implementar novos hábitos em nossa rotina diária!
Seguem aqui umas dicas valiosas para te ajudar na organização financeira.
Dicas organização financeira
- Anote todos os seus gastos – faça uma planilha simples no Excel ou em alguma outra ferramenta de controle financeiro.
Essa etapa parece chata, mas é importantíssima! Com ela você conseguirá ter a real noção do que entra e do que sai do seu orçamento.
- Inclua nessa planilha tanto os gastos fixos – aluguel, condomínio, luz, gás, celular, serviço de TV por assinatura, academia, IPTU, plano de saúde, etc. –, quanto os variáveis, ou seja, despesas comuns do dia a dia e que oscilam de acordo com os compromissos, a exemplo de salão de beleza, de medicamentos, de restaurantes, de baladas, de roupas, de multas, etc. Os gastos variáveis normalmente podem ser cortados ou reduzidos, se necessário.
- Crie um método para guardar os comprovantes de gastos, seja numa pasta ou na agenda.
Para facilitar, esses comprovantes podem ser separados por categoria para simplificar o processo.
Ao final de cada mês, ou em uma data que você estipular, faça a contabilidade e passe todos os valores dos recibos/comprovantes para a planilha ou para o aplicativo.
Importante!!
Marque sempre a mesma data e horário do mês para essa atividade. Trate como se fosse uma reunião consigo mesmo(a). Não cancele nem altere o dia.
Dessa forma, depois de um tempo essa prática fará parte da sua rotina, sem dar espaço para a procrastinação.
Esse controle vai ajudá-lo(a) a ficar mais atento a seus gastos!
-
Cuidado com o cartão de crédito!
- Se não for usado da forma correta, pode virar uma armadilha. Afinal, é um empréstimo pré-aprovado com o banco, com data de pagamento definida.
Evite entrar no rotativo do cartão com juros, pois vai virar uma bola de neve… e será muito difícil reverter a situação!
-
Livre-se das dívidas!
Faça uma lista de todas as dívidas e entre em contato com os credores para entender a situação atual de cada uma delas.
Avalie se há possibilidade de negociação e ofereça uma contraproposta. Organize-se para pagá-las e, por favor, não faça outras dívidas.
Com a planilha você vai entender o que pode ser cortado, mesmo que temporariamente, dos seus gastos. Aproveite essa economia para pagar o que está devendo.
- Quando puder, crie um fundo de emergência, ou seja, guarde um pouquinho do que ganha numa poupança ou em uma aplicação conservadora. Ter uma reserva financeira para imprevistos pode te ajudar bastante.
- Invista o seu dinheiro! Faça com que ele trabalhe para você! Em vez de deixar na conta corrente, aplique. Dessa forma, você evita tentações que farão as dívidas aumentarem.
-
Estabeleça metas!
Essa é uma das etapas mais importantes, pois com meta você se organiza e consegue economizar para investir o seu dinheiro.
Separe as metas de curto, de médio e de longo prazo – uma viagem, uma festa de casamento, a compra da casa própria, etc. – e estime o quanto você precisa para realizar cada uma delas. Programe-se para todo mês guardar um pouco de dinheiro para realizar os seus sonhos.
É isso aí!! Espero que com essas dicas você consiga se organizar para fazer tudo aquilo que deseja.