Para você que está passando por um momento de fechamento de ciclo, acompanhe aqui algumas dicas de organização pós-luto.
Provavelmente você vai concordar comigo que uma das coisas mais difíceis pelas quais passamos na vida é a situação de luto…
O luto
O luto não está relacionado apenas com a perda de um ente ou amigo querido, mas pode significar também o fim de um casamento/namoro; o encerramento de uma sociedade em um negócio; o final de um ciclo trabalhando numa empresa; o término de uma amizade; a mudança para uma nova cidade/casa. Para uma mãe, o luto pode ser também aquele momento em que a sua cria sai de casa para morar sozinho ou quando se casa…
Enfim, são sempre situações que nos tiram da nossa zona de conforto e nos propõem, de alguma forma, um recomeço.
Em todas essas circunstâncias é importante que a gente viva o luto… se for preciso chorar, gritar… não se contenha. Precisamos absorver o impacto, muitas vezes nos recolher por algum tempo, para poder aceitar e seguir em frente.
Depois dessa fase
Depois dessa fase, é chegada a hora de organizar a casa! Pode ser nossa casa física ou a nossa casa mental/emocional.
Para te ajudar, aqui vão algumas dicas de organização pós-luto para a nossa “casa física”, quando perdemos um ente querido ou encerramos uma relação amorosa de muitos anos.
Dicas de organização pós-luto
- Retire todas as roupas da pessoa do guarda-roupa e mande para doação. Para quem finalizou uma relação, garanta que seu ex-parceiro(a) leve todos os seus pertences embora.
- Para que não fique aquele espaço vazio no guarda-roupa, aproveite para reorganizar as suas roupas e espalhá-las por todo o armário.
- Se possível, substitua as roupas de cama e os travesseiros… Como normalmente são itens que não trocamos com frequência, aproveite o momento para dar aquela repaginada…
- Tire as fotos da pessoa que estão espalhadas pela casa…
- No caso da perda de um ente querido, deixe as fotos somente se elas não te entristecerem ainda mais… Caso contrário, a sugestão é recolher e voltar com uma ou outra, quando a dor ficar menos dolorida e virar saudade.
- Se desfaça daquele móvel ou do objeto que te faz lembrar da pessoa… claro, tome esta atitude caso a lembrança esteja associada a coisas negativas.
- Por exemplo, faça o teste em uma poltrona que a pessoa costumeiramente usava. Se quando você se senta nela e não sente nada – avalia que é apenas uma poltrona superconfortável ou te faz lembrar de momentos bons e felizes com a pessoa – nesse caso mantenha-a com você!
- Delete do celular ou das suas redes sociais o contato da pessoa… assim você não será surpreendido com uma memória que o Facebook ou o Instagram adoram nos trazer de quando em quando. Além disso, não corre o risco de ficar vendo a nova vida da pessoa sem você.
Essas são as dicas…
Mas, importante: faça tudo isso se respeitando, dentro do seu limite! Se não conseguir dar conta sozinho(a), não tenha medo, tampouco vergonha, peça ajuda!!
***
Eu sou Karis Brito, sou Consultora da Saúde da Casa e meu propósito é cuidar da saúde da sua casa para que você tenha uma vida mais fluida, com leveza, alegria, prosperidade e relações mais felizes. Para complementar o meu trabalho, tenho uma linha de aromas (KAZA CARE) especialmente criados para cuidar de você e da sua casa. Produzidos artesanalmente com matéria-prima selecionada para promover bem-estar e perfumar a sua casa!
Confira meu site (www.kazakaris.com.br) e/ou entre em contato pelo email contato@kazakaris.com.br.
Se quiser me siga nas minhas redes sociais:
Instagram: @kaza.karis // @kazacare.acasaquecuida
YouTube: KAZA KARIS
“A nossa casa é como a nossa alma, reflete nossa essência e nosso estado de espírito!”, Karis Brito.
*FONTE DA(S) IMAGEM(S): SITE UNSPLASH
**TEXTO ESCRITO POR KARIS BRITO (CONSULTORA DA SAÚDE DA CASA) / REVISÃO DO TEXTO: MARISA BRITO (JORNALISTA)